sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Faça você mesmo:Capa para cadeira com rodinhas.



Capa de tecido para cadeira

Eu não sou muito fã de cadeiras com rodinhas.  Para mim, elas são super sérias e sem graça!

Há mais ou menos um mês, minha mãe comprou uma cadeira de rodinhas nova para ela e me deu a sua cadeira antiga.  Eu confesso que eu não queria ficar com a cadeira, afinal de contas, eu gostava muito da minha cadeirinha verde de madeira com carinha de antiga.  Mas tenho que admitir: a cadeira de rodinhas é muito mais confortável.

A solução para eu poder gostar mais da minha cadeira nova era colori-la um pouquinho! Comprei um tecido e eu estava disposta a forrar a cadeira novamente, quando eu me dei conta de que eu não tinha um grampeador próprio para isso :(

Mas, antes de desistir do projeto, comecei a procurar pela internet alguma solução para o meu probleminha.  Foi quando encontrei nesse blog aqui a solução: capa para cadeira de rodinhas!  Achei a ideia perfeita e muito mais fácil de ser executada!

Eu fiz uma pequena alteração na ideia original e adorei o resultado!  A cadeira ficou super colorida e, a melhor parte, para mim, é que a capa não ficou com cara de capa!

Como eu gostei muito da ideia e por ter sido tão simples de fazê-la, achei que esse seria um ótimo projeto de costura para a tag Vamos costurar nesse final de semana?!

Além de ser bem simples de fazer, eu utilizei nessa capinha duas formas de colocar elástico em uma peça. Então, para quem está aprendendo a costurar ou ainda não sabe colocar elástico, será uma boa forma de treinar ;)

Vamos ao tutorial?!

Lista de material:

tecido;
elástico fino;
alfinetes;
tesoura;
grampo;
máquina de costura;
lápis para marcação.




Tutorial:

Como cada um tem um modelo de cadeira em casa, em vez de eu dar as medidas da capa, eu decidi mostrar como eu moldei a minha sem o uso de um molde pronto.  Assim, não  importa o desenho ou tamanho da sua cadeira: no final, a sua capinha será perfeita para ela!


Capa do encosto:

Para fazermos a capa do encosto da cadeira, nós colocaremos o tecido, pelo lado avesso, sobre o encosto.


Capa de tecido para cadeira

Agora, nós prenderemos os lados desse tecido sobre a cadeira com alfinetes e cortaremos os excessos de tecido dos lados, formando assim uma espécie de retângulo com o tecido.

Capa de tecido para cadeira

Sem tirar o tecido da cadeira, com o auxílio de mais alguns alfinetes, nós moldaremos o encosto.  Marque toda a curvatura da cadeira com os alfinetes e deixe a parte de baixo do encosto aberta, ou seja, sem alfinetes.

Com cuidado, nós retiraremos o tecido e os alfinetes do encosto da cadeira.  Com a  máquina de costura, nós faremos uma costura reta no lugar dos alfinetes.

Capa de tecido para cadeira

Depois que a costura estiver pronta, nós cortaremos todos os excessos de tecido e passaremos a costura zig-zag em todas as laterais.  Agora, basta picotarmos todas as partes curvas com a tesoura.

Capa de tecido para cadeira
Bainha simples

Capa de tecido para cadeira
Abertura da bainha com o elástico


Para colocarmos o elástico, basta fazermos uma bainha simples, deixarmos um dos lados sem a costura da bainha e, em seguida, colocarmos o elástico com a ajuda de um grampo!  Pronto!



Capa do assento:

O processo de preparo da capa do assento é muito semelhante ao processo de confecção da capinha do encosto.

Capa de tecido para cadeira

Primeiro, nós colocaremos o tecido do lado avesso sobre o assento.  Em seguida, com um lápis, nós riscaremos o desenho do assento no tecido.  Nós não podemos nos esquecer de que o elástico do assento deve ficar abaixo dele. Este detalhe não deve ser menosprezado!

Capa de tecido para cadeira

Depois que o desenho do assento estiver pronto, nós cortaremos o excesso de tecido em volta do desenho.  Para que o elástico fique na parte de baixo da cadeira, nós deixaremos uma margem de 5 centímetros de tecido além do desenho.

Capa de tecido com rodinhas
Prenda o elástico na máquina

Capa de tecido para cadeira
Estique o elástico durante a costura

Agora nós ajustaremos a máquina de costura para o ponto zig-zag no modo costura elástica e costuraremos o elástico diretamente ao tecido. Fazer esse tipo de costura é bem simples!  Basta prendermos o início do elástico à extremidade do tecido no lado avesso com um alfinete.  Então, com a máquina ajustada, posicionaremos a sapatilha da máquina em cima do elástico para costurá-lo, mantendo-o sempre esticado.

Dica:
Se a sua máquina não tiver a opção costura elástica, não se preocupe!  basta fazer o mesmo procedimento usando a costura zig-zag ;)


Depois de costurarmos o elástico ao tecido, a capinha do assento da cadeira estará pronta!


Capa de tecido para cadeira
Antes :(

Capa de tecido para cadeira
Depois :)
Agora nós podemos ter cadeiras de rodinhas muito mais coloridas, e divertidas também!

Até a próxima,

Thaís Melo

4 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...