segunda-feira, 12 de março de 2018

Como fazer alças fininhas para blusas (links)

Blusa com alças


Aprender a fazer alças finas para blusas foi uma grande descoberta para mim!

Como eu comentei no último post, o segredo para fazer alças fininhas é utilizar um cordão para desvirar a alça do lado avesso para o lado direito.

Eu testei duas formas de fazer isso: com agulha e linha; e com um cordão (no meu caso, barbante). Em vez de eu montar um tutorial, eu falarei da minha experiência com cada uma das técnicas e no final do post eu colocarei os links dos vídeos que me ajudaram a entender todo o processo.

Agulha e Linha
A primeira forma que eu testei foi com agulha e linha.  Para fazer suas alças, você precisará cortar uma tira de 4 cm de largura de tecido, com o comprimento do tamanho da sua alça. Depois, determine o tamanho final da sua alça (eu costumo fazer de 1,5 cm) com alfinetes e costure o tecido pelo lado avesso.  Depois de costurado, com o auxílio de uma agulha de bordado (aquela que não tem ponta) e uma linha de costura dobrada em 4 (para ficar bem firme), faça uma pequena laçada na ponta do tecido costurado e passe a agulha por dentro da alça. Depois, basta puxar a linha devagar até desvirar a alça.

Vantagens
Por usar uma linha e uma agulha, você pode fazer alças mais finas e delicadas.

Desvantagens
Você precisa ter a agulha de bordado para fazer a sua alça. Eu tentei usar uma agulha comum e foi impossível passar a linha por dentro da alça sem prender.  Além disso, você precisa ter paciência e tomar cuidado para não puxar a linha com muita força, para não arrebentar.  Se a linha arrebentar, você terá que começar tudo de novo.

Cordão
A única diferença entre as duas técnicas é que usando o cordão você irá costurá-lo por dentro da alça e irá usá-lo para desvirar a alça do lado avesso para o direito.

Vantagens
Como eu já comentei, eu usei um barbante fino e achei todo o processo muito mais simples. O barbante não arrebenta com tanta facilidade como a linha e, além disso, eu não preciso passar a agulha por dentro da alça. Ao terminar de costurar, basta puxar o barbante com cuidado e pronto!

Desvantagens
Apesar de ser muito mais prático, temos que ter cuidado para não costurar o barbante durante o processo. Se isso acontecer, você terá que começar tudo de novo.  Outro ponto importante é que mesmo utilizando um barbante, se você puxar com muita força, ele pode arrebentar.

Eu prefiro usar um barbante para fazer alças finas, mas isso não impede de você testar as duas formas e escolher a que você mais gosta =)

Como prometido, os dois links que me ajudaram a entender como fazer alças fininhas.

Eu espero que tenham gostado!

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...