segunda-feira, 6 de março de 2017

Costurinhas: Vestido xadrez versão 2017.



Como eu comentei nesse post aqui, eu estava na dúvida do que eu costuraria com minha gaze de algodão xadrez. Logo após escrever aquele post, eu decidi fazer uma nova versão do meu vestido xadrez, que já apareceu por aqui no comecinho de 2015.

Ele foi um dos meus vestidos favoritos naquele ano e eu só parei de usá-lo quando ele infelizmente rasgou, mais ou menos um ano depois. Desde então, eu venho pensando em costurar outro vestido xadrez. Como eu tenho uma grande quantidade de gaze de algodão à minha disposição, eu pensei que agora seria o melhor momento.

Na hora de costurá-lo, eu não queria apenas replicar o mesmo vestido, eu queria fazer uma nova versão dele: um vestido com o mesmo molde, o mesmo tipo de tecido, mas costurando com muito mais calma e cuidado.

O meu grande problema ao costurar uma peça é a minha grande ansiedade em vê-la pronta. No ano passado, eu comecei a notar que toda essa “animação” em ver o resultado muitas vezes fazia com que eu errasse detalhes e atropelasse as etapas da costura. Isso acontecia exclusivamente com peças costuradas para mim mesma. Com encomendas, eu sempre fui mais cautelosa e detalhista (sempre me preocupo em não errar e desperdiçar os tecidos de outras pessoas). Porém, quando costurava para mim, essa ansiedade era muito comum, e erroneamente eu pensava: ah, mas este vestido é para mim, posso costurá-lo com mais “eficiência”.  



O resultado é importante, mas se o caminho não for bem feito, do que adianta? Por isso, eu passei a trocar essa “eficiência” por uma costura mais tranquila. Muitas vezes, um vestido que eu faria em uma tarde passou a ser feito em três ou quatro dias, e isso tem me ajudado muito. Tem me ajudado não apenas a ter uma costura mais limpa e bem feita, mas também a não ser tão ansiosa e sempre esperar pelo resultado.




Foi com este pensamento que eu costurei este vestido! Apesar do mesmo molde, eu optei por deixá-lo larguinho, mas mais ajustado. Por isso, ele tem este pequeno detalhe na frente com pequenas pregas, além de quatro pregas de ajuste na parte da frente e mais duas na parte das costas. Como sempre, ele tem bolsos embutidos e elástico na região da cintura.

Eu fiquei muito feliz com o resultado, pois ele ficou muito bem acabado e repleto de pequenos detalhes que fazem toda a diferença! Eu demorei cerca de quatro dias para costurá-lo e usei mais ou menos um metro de tecido.




Se por acaso você também fica ansiosa em ver a sua peça pronta, tente costurar com mais calma. Aproveite este tempo para estudar possibilidades e não pular etapas. E como eu sempre digo, divirta-se em todo o processo!

Para costurar este modelo, estes links aqui podem ajudar:


Até a próxima,

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...