segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Minha pequena coleção de suculentas + Dicas de como cultivá-las.


Eu sei que muitas pessoas adoram suculentas =)

Eu, por exemplo, não me canso de ver várias imagens com essas plantinhas super simpáticas, morando dentro de canecas e lindas latinhas. Mas, por mais simpáticas que estas plantinhas sejam, eu sempre tive uma enorme dificuldade em cuidar delas.

Sempre que eu leio algo sobre suculentas, eu leio que elas são perfeitas para jardineiras de primeira viagem, mas eu nunca tive muita sorte. Eu comprava uma nova suculenta, levava-a para casa, molhava-a um pouquinho e duas semanas depois lá estava ela com a raiz toda preta, para morrer logo em seguida.

Algumas vezes eu tentava trocar de vaso, mas o problema persistia. Depois de alguns erros, porém, hoje eu tenho uma coleção de suculentas para chamar de minha! No post de hoje, além de eu mostrá-las a vocês, eu falarei um pouquinho sobre pequenas mudanças que foram fundamentais para que eu pudesse, finalmente,  ver a minha coleção de suculentas aumentar.




Luz, sempre.

Um dos erros que eu cometia ao ter suculentas era colocá-las em lugares do meu quarto que não tinham tanta luz. Resultado, elas acabavam morrendo. Por isso, escolha lugares onde elas possam aproveitar a luz do dia. Hoje eu coloco as minhas em uma prateleira perto de uma janela. Não precisa ser luz direta, mas  tem que ser um lugar iluminado.




Água sempre é de mais. Por isso, use um borrifador.

Essa dica foi a dica que fez toda a diferença na hora de eu cuidar das minhas suculentas: não molhe as suas plantinhas com água, use um borrifador para molhá-las. Um dia eu fui na feira de rua perto da minha casa e vi uma barraca repleta de suculentas! Fui olhar as plantinhas de perto e comentei com a dona da barraca que as minhas suculentas sempre morriam, e foi ela que me falou que eu deveria molhá-las apenas com um borrifador de água, uma vez por semana, e nunca com água diretamente na terra. Água de mais estraga a raiz da planta e ela acaba morrendo, além do fato de que muitas vezes a terra está seca por cima, mas ainda molhada por baixo. O resultado é uma terra encharcada, e as suculentas não gostam disso. Por isso, borrife água na sua plantinha uma vez por semana e elas ficarão bem.




Arrume suas suculentas em uma bandeja. Além de ficar bonito, ajuda, e muito, na hora de molhá-las.

Atualmente, eu tenho cerca de oito suculentas morando no meu quarto. Como elas ficam perto de livros, eu simplesmente não posso borrifar água onde elas estão. Por isso, todo domingo, dia que eu reservei para molhá-las, eu tenho que levá-las até a pia mais próxima para molhá-las com o borrifador. Quando eu tinha uma, isso não era problema, mas com oito vasinhos, tudo ficou um pouquinho mais trabalhoso. Foi quando eu pensei em arrumá-las em uma bandeja! Além de decorativo, o trabalho de levá-las para molhar ficou muito mais simples.




Divirta-se com as suas suculentas.

Colecionar suculentas é uma grande diversão! Por isso, cuide bem das suas plantinhas e aproveite para admirar suas formas e cores tão únicas!

Eu tenho ainda mais algumas dicas sobre suculentas e jardinagem, mas isso fica para um próximo post =)

O que vocês acharam da minha coleção de suculentas?! Se alguém tiver mais alguma dica de como cuidar de suculentas, é só deixar nos comentários.

Até a próxima e uma ótima semana para todos!

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...