quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Falando um pouco sobre Craft Room - como mantê-lo sempre limpo e organizado?


Eu acredito que todo mundo que adora este universo craft sonha em ter um Craft Room recém-saído de uma foto do Pinterest! Mas, a minha realidade é outra. Apesar de eu usar bastante o Pinterest como inspiração para o meu próprio espaço, há algum tempo eu tenho pensado mais na funcionalidade e organização do que apenas na estética dele.

Algo que mudou drasticamente o meu jeito de ver o meu Craft Room foi passar a fazer “uma geral” nele no comecinho de cada mês. Isso significa que eu tiro algumas horas do meu dia, limpo todo o meu craft room, e não apenas tiro a poeira, revejo todo o meu material e analiso o que ainda serve para mim ou não. O que serve, fica. O que não serve mais, eu dou  para alguém que utilizará melhor aquele material.

Com isso, eu tenho conseguido não apenas manter a limpeza do meu cantinho da costura, como também eu sei quais materiais eu preciso repor e conheço melhor tudo o que eu tenho em mãos, sem desperdício. Eu já comentei algumas vezes que eu costumo comprar material apenas quando eu tenho um projeto em mente, justamente para não ter um acúmulo de material muito grande, o que faz com que os objetos e as peças fiquem parados por muito tempo.

Como eu falei no comecinho do post, a funcionalidade tem sido muito importante para mim, como, por exemplo, costurar com a minha latinha de alfinetes e sapatilhas da máquina sempre ao meu lado (eu troco de sapatilhas constantemente enquanto eu costuro). Por isso, eu deixava esta latinha em cima da mesa da máquina de costura, mas sempre ao costurar, a latinha atrapalhava o processo, principalmente se a peça era um pouco maior. O resultado era eu andando de um lado para o outro com a latinha nas mãos. Eu já perdi o número de vezes que eu perdi tempo procurando a latinha, pois eu a colocava em qualquer lugar e ela não estava onde deveria estar, ao meu lado,   na hora de costurar.

Por isso, nos últimos dois meses, eu passei a não apenas limpar e analisar o meu material, mas também a pensar na funcionalidade do Craft Room como um todo. Para o exemplo da latinha, a solução que eu consegui dar ao problema foi colocar a minha estante ao lado da mesa da máquina como suporte de apoio e colocar os itens que eu uso bem ao alcance das minhas mãos!

O mais importante é que isto tudo é um grande processo. O que está funcionando hoje, pode não funcionar amanhã. Por isso, é bacana sempre revermos os nossos métodos e aprendermos novas possibilidades.

Então? Alguém tem alguma dica de como organizar o seu Craft Room?

Até a próxima,

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...