terça-feira, 14 de junho de 2016

Meu criado-mudo e um pouco de pátina


Eu sou um tipo de pessoa que prefere reformar um móvel a comprar um novo. Principalmente se este móvel for antigo e já for parte da minha vida há um bom tempo.

Esta é a história desse criado-mudo. Ele era o criado-mudo da minha mãe desde que eu era criança. Eu me lembro da época que eu ficava pedindo um dos criados-mudos dela para mim, até que, por volta dos meus 11 anos, ela acabou me dando um e eu fiquei super feliz com meu criado-mudo cheio de gavetas =)

O tempo passou, e o móvel, antes com madeira lustrosa, deu espaço a um móvel com pequenos arranhões e uma madeira desgastada e sem vida. Durante o feriado de Corpus Christi, eu decidi pintá-lo e dar uma vida nova a ele. Mas o que antes seria uma pintura simples, transformou-se em uma linda pátina, quase que sem querer.

Ao começar a lixar a peça com a lixadeira, o tampo (que eu não sabia que era de madeira compensada) simplesmente estourou. Na hora, eu fiquei super chateada, mas depois de pensar um pouco, eu decidi passar um pouco de massa corrida para alinhar toda a parte estourada da madeira.

Uma pequena observação: Eu utilizei massa corrida de parede no criado-mudo, mas eu acredito que esta não é a melhor maneira de consertar um móvel de madeira. Este post não é um tutorial, é um post para mostrar como um móvel com um pouco de atenção pode ficar lindo novamente. Por isso, pense bem antes de fazer tal procedimento em seus próprios móveis.




Depois de passar a massa corrida no tampo, eu o deixei secar por 24 horas. Nesse meio tempo, eu pintei as gavetas (as gavetas e as partes laterais no criado-mudo são de madeira), lixei-as, passei tinta acrílica verde nelas e deixe-as secar, também, por 24 horas. No dia seguinte, ao passar a lixadeira no tampo, as partes sem massa destacaram a madeira e a parte estourada desapareceu depois de passar a massa corrida e lixar. Foi neste momento que eu decidi fazer a pátina pelo móvel inteiro! Para isso, eu pintei a parte branca de verde e, com cuidado, passei a lixa em pontos estratégicos do móvel. Essa foi a parte mais divertida de todo o processo =)




No terceiro dia, para finalizar, eu passei duas demãos de um verniz bem fininho para madeira e o deixei secar bem. Foram mais ou menos três dias de trabalho, mas eu ADOREI o resultado!

Este móvel está comigo há 22 anos, e espero que depois desta pequena reforma ele continue muito mais tempo fazendo parte da minha história!

Então? Alguém tem alguma dica para reformar móveis antigos?!

Até a próxima,
Thaís


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...