sexta-feira, 15 de abril de 2016

Costurinhas: Casaco de lã


Há algumas semanas, minha mãe separou algumas peças de roupa para doação, e antes de enviá-las para os seus novos lares, ela me perguntou se eu queria um casaco de lã preto, oferta que eu aceitei sem pensar duas vezes.

O casaco é um casaco de lã, simples, preto e com corte reto. Ao olhá-lo rapidamente, eu pensei em ajustar um pouco as laterais para deixá-lo do meu tamanho. Depois do primeiro ajuste, eu me dei conta de que o ajuste nas laterais não estava funcionando e o casaco parecia me engolir, de tão grande.

Foi quando eu observei o casaco com mais atenção e notei que os ombros dele estavam quase nos meus cotovelos! Ou seja, por mais que eu ajustasse as suas laterais, ele sempre pareceria enorme, pois os ombros estavam totalmente fora do lugar!

Quando os ombros de uma camisa, casaco ou vestido estão fora do lugar (mais para baixo ou mais para cima), a roupa fica “desconjuntada”.  Por mais que ela seja do seu número, ela dará a impressão que está muito maior ou muito menor do que ela realmente é. Por isso, na hora de costurar uma peça ou comprar uma roupa nova, preste atenção ao ombro! Este pequeno detalhe é fundamental para qualquer roupa ficar bem em você!



Depois de notar este detalhe, eu resolvi ajustar os ombros do casaco, o que fiz com o auxílio do meu molde base de blusa para ver onde ficaria o meu ombro ideal. Depois disso, risquei o casaco, certifiquei de deixar espaço para a costura, cortei as mangas e, em seguida, a lateral do casaco, para que a cava ficasse bem certinha.

Com tudo cortado, eu costurei as laterais novamente e depois costurei as mangas. Depois de tudo costurado, eu provei o casaco para ver se estava tudo no lugar e fiz um acabamento interno na peça com a costura zig-zag.

Para dar mas forma ao casaco, eu costurei dois pequenos retalhos nas laterais, um de cada lado, formando dois passadores. O meu objetivo era deixar uma faixa na parte de trás  dele. Além de ser um detalhe interessante, ele daria a sensação acinturada que eu queria que o casaco tivesse, sem precisar fazer nenhuma pence.



Este é o resultado! Um casaco enorme e antigo, se transformou em um casaco do jeitinho que eu queria!

E vocês? Alguém tem alguma dica para deixar uma roupa muito grande do seu tamanho?

Até a próxima,

Thaís


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...