quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

DIY: Como fazer uma vela com cheirinho de laranja



Eu adoro velas aromáticas! Na verdade, eu adoro qualquer coisa que tenha um cheirinho gostoso e que deixe tudo ao meu redor perfumado.

Apesar de eu sempre ter uma vela aromática no meu quarto, eu nunca havia pensado em fazer a minha própria vela. Mas foi olhando inspirações natalinas no Pinterest que eu tive vontade de experimentar em fazer a minha primeira vela aromática!

Com a ideia em mente, eu tinha certeza que eu usaria uma das minhas pequenas xícaras vintages para fazer a minha primeira vela! Para combinar com a temática, eu achei legal usar raspas de laranja para aromatizá-la e, por fim, dar uma leve cor laranja a ela, para que parecesse haver chá dentro da xícara!

Antes de começarmos a fazer a nossa vela, é importante lembrar que a parafina é um elemento inflamável! Por isso, todo cuidado ao manuseá-la. Em caso de incêndio (da parafina pegar fogo), não jogue água dentro da vasilha, desligue o fogo e coloque uma tampa em cima do recipiente em chamas. Quando eu li estes avisos em tutoriais com vela, eu pensei duas vezes se eu iria mesmo fazer a minha, mas depois de ler com mais cuidado e seguir algumas instruções da minha avó (que já fez curso de confecção de velas), me senti mais confiante em montar este tutorial.

Então? Vamos ao tutorial?!

Material:

Xícara vintage (qualquer vidrinho bonitinho que você tenha em casa);
Duas velas brancas de parafina;
Raspas de uma laranja (ou essência da sua preferência);
Palitos de sorvete e elástico (palitos de churrasco ou pregador de madeira);
Vasilha de vidro (para dissolver a parafina);
Estilete;
Um anel de latinha de alumínio;
Lápis de cera não tóxico na cor laranja (ou na cor que você mais gostar);
Tabuleiro de alumínio (ou panela).




O primeiro passo para fazermos a nossa vela é cortar as duas velas brancas com a ajuda do estilete, separando o pavio da parafina. Corte bem a parafina e reserve o pavio da vela. As duas velas deram a quantidade de parafina necessária para encher a minha xícara.




Pegue um dos pavios que reservamos e enrole em uma das suas pontas o anel de alumínio. Esta dica eu vi no Pinterest e auxilia o pavio a ficar no meio da vela.  




Agora, prenda os dois palitos de sorvete com a ajuda do elástico (ou pregador), centralize o pavio no meio da xícara e reserve.

Depois de cortar a parafina e deixar a sua xícara preparada, corte o giz de cera (para que a cor fique mais intensa, basta acrescentar mais giz de cera) e separe também as raspas da laranja.

Com todos os  ingredientes cortados e separados, está na hora de derreter a parafina.

Dicas Importantes: A parafina deve ser derretida no processo de banho maria, com fogo baixo. Neste passo é importante ter paciência e não tentar acelerar o processo. O fogo deve estar sempre baixo para que não corra o risco da água começar a borbulhar e respingar dentro do recipiente onde está a parafina. Além disso, certifique-se de que o recipiente de vidro onde a parafina será derretida esteja bem limpo e seco.



Coloque a parafina na vasilha de vidro junto com o tabuleiro com água (a água deve estar na metade ou um pouco abaixo da vasilha de vidro) em fogo baixo e espere a parafina derreter por completo.

Dicas Importantes: Não deixe a parafina ferver! Por isso, fique observando o processo o tempo todo. Você não precisa mexer a parafina enquanto ela derrete, basta observá-la.






Com a parafina derretida, acrescente o giz de cera e mexa com cuidado para ele dissolver sempre com atenção para não se queimar e para não deixar cair água dentro da parafina.

Depois do lápis de cera, acrescente as raspinhas de laranja e apague o fogo.







Com cuidado, acrescente a parafina derretida dentro da sua xícara, acertando o lugar do pavio se necessário.




Pronto! Sua vela está pronta! Agora a deixe descansar por 24 horas, para a parafina se solidificar por completo, e corte o excesso do pavio!

Agora é só aproveitar a sua vela com cheirinho de laranja!

Eu espero que tenham gostado do tutorial e espero fazer mais velas aromáticas no futuro!

Um ótimo 2016 para todos e um feliz Ano-Novo!

Até o ano que vem,

Thaís

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...