quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

DIY: Como fazer uma luminária em forma de árvore usando luzinhas de Natal



Quando eu comecei a planejar as postagens para as férias do Landscape, eu queria muito fazer um tutorial que me lembrasse as festas de final de ano!

Por isso, eu comecei a buscar por inspirações e encontrei alguns tutoriais com árvores feitas com luzinhas de Natal (pisca-pisca). Essas árvores iluminadas não são nenhuma novidade e eu me lembro da primeira vez que eu vi uma - e adorei! O tempo passou, e eu passei a ver estas luminárias em vários lugares, mas nunca considerei em comprar uma, devido ao preço, que eu sempre achei caro.

Mas ao ver os diversos tutoriais pela internet, eu me animei em fazer a minha própria luminária! Além de eu ter a luminária que eu tanto gosto, esta também seria uma ótima oportunidade de fazer um tutorial bem legal para o final de ano aqui no Landscape!

Eu espero que vocês gostem!

Antes de começar o tutorial, eu gostaria de fazer algumas considerações:

1- A árvore ficou muito simpática depois de pronta (principalmente quando está acesa), mas a fita isolante, como acabamento, ainda me incomoda um pouco. Porém, eu acho que o custo e benefício valem muito a pena.

2- Este foi um dos projetos mais trabalhosos que eu já fiz. Apesar de ser bem simples de ser feito, é preciso paciência ao manusear o pisca-pisca e a fita isolante, pois os dois embolam com muita facilidade.

3- Devido ao peso que a árvore vai adquirindo durante o processo, não estranhe se você precisar modificar um pouco o desenho original da sua árvore. Em vez de se frustrar por ela não estar do jeito que você a imaginou, apenas use a criatividade e modifique o que for necessário.

4- Divirta-se! Teve momentos em que eu achei que não teria sucesso, mas ao persistir e modificar o que foi necessário, tudo acabou dando certo! Agora eu não consigo parar de sorrir ao ver a minha luminária piscando em cima da minha cômoda!

Material:

Arame;
Fita isolante;
Tesoura;
Suporte para a luminária (caixinha de madeira, latinha, pote de vidro, etc.);
Peso (pedras decorativas, areia decorativa, etc.);
Cola (opcional).




Corte o arame em pedaços variados, eles serão os galhos da sua árvore. Para ela ter mais suporte, corte o arame dobrado. Nesta parte, pense mais ou menos em como ela ficará e decida quantos galhos ela terá, além de decidir a sua altura.




Depois dos arames cortados, está na hora de estruturar a sua árvore. Para isso, separe um arame maior para servir de base e, em seguida, enrole os outros arames nele, formando, assim, os galhos. Comece a enrolar os arames da parte de baixo do arame base para formar o tronco.

Dicas: Não deixe os galhos da sua árvore muito longos. O arame pesará conforme você enrolar o pisca-pisca e a fita, e a sua árvore poderá ficar sem sustentação.




Com a base da árvore pronta, está na hora de começar a enrolar o pisca-pisca.  Comece pelo tronco da árvore e, aos poucos, passe pelos galhos. O segredo nesta hora é ter paciência. Observe se o pisca-pisca não está embolado no restante da árvore. Para ter um melhor acabamento, você deve enrolar o pisca-pisca e não apenas colocá-lo por cima do arame. Quando enrolado, o pisca-pisca fica melhor distribuído em volta da árvore, além de ficar mais fácil preencher os galhos.




Para facilitar o processo, passe a fita isolante por sessões, por exemplo: ao enrolar o pisca-pisca no tronco da árvore, antes de seguir enrolando o galho, pare e passe a fita isolante em todo o tronco. Corte a fita isolante e siga enrolando o pisca-pisca no galho. Assim, o que já foi feito fica no lugar e deixa tudo bem mais fácil.

Dicas: Antes de começar a enrolar o pisca-pisca, observe o quanto de fio extra a sua luminária terá. Eu deixei cerca de 50 cm de pisca-pisca solto perto do tronco para poder ter fio suficiente na hora de ligá-la na tomada.

Dicas: Ao enrolar o pisca-pisca, observe se você terá pisca-pisca suficiente para todos os galhos. Esta é uma dica importante, pois eu teria um galho que ficaria sem pisca-pisca. Mas como eu fui colocando-o por sessões, quando eu vi que isso aconteceria, eu juntei um galho no outro e tudo acabou dando certo.






Com o pisca-pisca no lugar, agora só falta fazer a base para a luminária! Para fazer a minha base, eu usei uma caixinha de MDF na cor preta, que eu já tinha em casa, e algumas pedras decorativas. O importante neste ponto é dar sustentação para a sua árvore.  Por isso, escolha a base e o peso conforme o tamanho da sua árvore e o que estiver disponível na sua casa. Cole a sua árvore dentro da base, se necessário,  e verifique se ela não tombará com o peso.




Pronto!

Agora é só aproveitar a sua luminária nova!

Eu demorei cerca de duas horas para terminar a luminária e eu fiquei MUITO feliz com o resultado!

Espero que tenham gostado e um ótimo Natal para todos!

Até a próxima,

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...