segunda-feira, 9 de novembro de 2015

DIY: Como fazer bandeirinhas de tecido



Eu sei que bandeirinhas de tecido não são nenhuma novidade no universo craft, mas na semana passada eu fiz algumas bandeirinhas de tecido para um evento e decidi fotografar o passo a passo para montar um tutorial para o Landscape!

O mais bacana deste projeto é que podemos reaproveitar retalhos de tecidos diferentes e dar uma cara nova a algum espaço que precise de um pouquinho mais de cor.

Então? Vamos ao tutorial?!




Nós precisaremos de:

Tecido;
Alfinetes;
Fita;
Tesoura;
Máquina de costura (ou cola);
Folha de papel ofício.

Obs: Caso você não costure ou não tenha uma máquina de costura, basta usar cola (pode ser cola de tecido, cola de silicone fria, cola quente ou cola branca) para fazer as suas bandeirinhas =)




O primeiro passo é fazer o molde. Para isso, usaremos a folha de papel ofício e a tesoura. A melhor parte deste projeto, para mim, foi a confecção do molde! Ele foi feito sem precisar medir absolutamente nada, basta apenas dobrar o papel ofício na forma de um triângulo. Para não sobrar qualquer dúvida, basta observar as fotos.




Com o molde pronto, começaremos o processo de cortar o tecido. Para isso, prenda o molde de papel no tecido dobrado e corte os triângulos. Para cada bandeirinha nós precisaremos de dois triângulos de tecido.  Para este tutorial, eu fiz oito bandeirinhas, então, no total, eu cortei 16 triângulos.




Depois de todos os triângulos cortados, nós costuraremos as bandeirinhas. Para isso, junte os dois triângulos com a ajuda de alfinetes, lado avesso virado para cima, e em seguida, passe a costura reta nas laterais.

Obs: Caso prefira usar a cola, basta unir dois triângulos de tecido, formando uma bandeirinha.





Depois das bandeirinhas costuradas, é hora de desvirá-las do lado avesso, acertar a pontinha com a ajuda da tesoura e passá-las a ferro, para que elas fiquem bem certinhas.




Bandeirinhas prontas, hora de costurá-las na fita! Começaremos a prender as bandeirinhas separando 30 cm de fita antes de prender a primeira bandeirinha com alfinetes. Prenda uma bandeirinha após a outra com alfinetes e deixe pelo menos 30 cm de fita depois de prender a última bandeirinha.




Chegou a vez de costurar a fita nas bandeirinhas. Eu fiz duas costuras, para dar um pouco mais de charme às bandeirinhas. Primeiro eu passei a costura em zig-zag e, em seguida, eu passei a costura reta logo abaixo da costura em zig-zag.

Obs: Caso você esteja usando cola, basta colar as bandeirinhas na fita, não esquecendo do espaço de 30 cm antes da primeira bandeirinha e mais 30 cm depois da última bandeirinha!




Pronto! Suas bandeirinhas estão prontas para colorir o seu dia a dia!

Eu espero que vocês tenham gostado!

Até a próxima,
Thaís


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...