segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Dicas para usar tinta em spray em projetos DIY


Eu não adoro tintas em spray... Elas podem manchar a peça se não forem aplicadas corretamente; para mim, elas não são muito econômicas (eu sempre acho que fica mais tinta espalhada do que tinta na peça em si) e o cheiro sempre me incomoda muito.

Mas, apesar de todos os poréns, eu não posso negar que, quando bem aplicada, o acabamento da tinta em spray fica lindo! Pensando nisso e em algumas experiências frustradas, eu pensei em fazer este post com algumas dicas que me ajudaram a ter uma relação mais amigável com este tipo de tinta.

Cubra toda a área de trabalho e mais um pouco.
Um dos grandes problemas da tinta em spray, para mim, é a sujeira que ela deixa. Por isso, cubra bem a sua área de trabalho! Caso você use jornal para cobrir a sua área de trabalho, prenda-o com fita adesiva. Isso impede que o jato da tinta mexa as folhas de jornal e você acabe pintando o que não quer.

Camadas finas, sempre.
Prefira fazer camadas finas de tinta ao invés de camadas muito grossas. Mesmo tendo que esperar a tinta secar mais vezes, uma camada mais fina de tinta deixa o resultado muito mais uniforme, além de evitar que a tinta se acumule na peça.

Antes de pintar, não se esqueça de limpar a peça.
Essa dica vale para qualquer peça que será pintada. Por isso, sempre se certifique de que a sua peça está bem limpa e seca antes de ser pintada.

Pense no acabamento da peça e cubra bem partes que não devem ser pintadas.
Uma vez eu fui pintar uma luminária e eu não me preocupei com o acabamento da fita adesiva nas partes que não deveriam ser pintadas. O resultado foi uma luminária mal pintada, cheia de linhas tortas e escorridas, decorrente da fita adesiva mal colocada. Por isso, gaste um tempinho a mais e cubra direitinho onde você não quer pintar, para que a sua peça fique perfeita depois de todo o trabalho.

Ao terminar de pintar todas as camadas de tinta, espere a peça secar por completo, pelo menos 24 horas, antes de considerá-la terminada.
Essa é uma dica super importante para evitar que a pintura fique manchada, durante o processo e depois da peça pronta. Por mais animado que você esteja para ver o resultado final, deixe a peça secar bem entre as camadas e depois de tudo pronto. Desta forma, você garante que o seu projeto DIY fique bem-feito.

Não esqueça que tinta em spray pode ser tóxica, por isso, proteja-se.
Eu tenho crises de espirros ao contato com qualquer cheiro forte. Seja ele cheiro de perfume ou cheiro de tinta, por isso, procure tampar a região do nariz e da boca na hora de usar qualquer produto com cheiro mais forte, seja uma tinta ou um verniz.

Com essas dicas e um projeto DIY bem legal, aposto que você terá ótimos resultados!

Então? Alguém tem mais alguma dica na hora de usar tinta em spray?

Até a próxima,

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...