quarta-feira, 22 de julho de 2015

Especial de férias Tutorial SOS: Como colocar zíper

Quem não morre de  medo de colocar um zíper pela primeira vez?  Apesar de parecer um fecho inofensivo, ele assusta, e muito, costureiras e crafts de primeira viagem.

Ainda hoje, eu sempre sinto um frio na barriga na hora de colocar um zíper. Na verdade, porém, mesmo parecendo ser super complicado costurar esse tipo de fecho, com um pouquinho de cuidado e prática tudo fica bem mais simples!

Hoje em dia eu tenho uma sapatilha própria para zíper!  Eu lembro até hoje da ótima surpresa que eu tive quando usei uma sapatilha própria para zíper pela primeira vez! Além do trabalho ficar bem mais fácil, o acabamento fica impecável!  No entanto, se por algum motivo não tivermos uma sapatilha própria para zíper, isso não impedirá de colocar esse tipo de fecho nas nossas invenções, não é verdade?  Por isso decidi fazer um SOS usando os dois tipos de sapatilhas: uma para uso geral (a sapatilha que vem na máquina de costura) e a própria para esse tipo de fecho =)

Como colocar ziper?

1- Zíper com sapatilha própria para zíper:

Para mim, o mais importante na hora de colocar o zíper é prender o fecho ao tecido.  Se fizermos essa parte direitinho, já temos meio caminho andado para que o resultado fique bem legal!

Ao prendermos o zíper ao tecido podemos usar alfinetes ou alinhavá-lo ao tecido. Não se esqueça de dobrar a pontinha do tecido para deixar a parte que desfia  ficar por dentro da costura. Para quem não está acostumado, alinhavar pode nos deixar mais tranquilos ao fato de nada sair do lugar durante a costura.  Eu normalmente uso apenas os alfinetes e tudo fica certinho.

Dicas: ao usar alfinetes para costurar o zíper, lembre de deixar a pontinha colorida virada para você. Dessa forma, fica bem mais fácil tirar o alfinete quando passarmos a costura ;)

Depois do zíper preso no tecido, vamos passar a costura!  A sapatilha fica bem rente ao zíper e eu costumo esticar um pouco o zíper e o tecido para a costura ficar bem certinha.

Quando a sapatilha estiver perto do fecho, em vez de de seguirmos com a costura, nós devemos  parar, deixar a agulha presa ao tecido, levantar o pé calçador, abrir o fecho para o lado oposto da costura e só em seguida continuar com o processo.  Dessa forma a sapatilha não esbarrará no fecho e a costura ficará bem certinha e muito mais bonita!  


Pronto! Agora basta repetir o processo do outro lado do zíper.

2- Zíper com sapatilha de uso geral.

Quando eu comecei a costurar eu não sabia que existia uma sapatilha própria para zíper e isso nunca me impediu de colocar esse tipo de fecho onde eu quisesse.  Então, se por algum motivo não tivermos uma sapatilha própria para zíper por perto, nada de desânimo!  Podemos conseguir um resultado bem legal com uma sapatilha de uso geral ;)


Primeiro posicionamos a sapatilha bem próxima ao zíper. Em seguida, mudamos a posição da agulha na máquina, colocando-a na posição mais próxima ao fecho. Por fim, basta costurarmos!  Na hora em que o fecho estiver pertinho da sapatilha, não podemos esquecer de abri-lo, para que a nossa costura fique bem certinha.
Observem como a diferença entre a costura das duas sapatilhas é bem sútil.

Pronto!  Duas sapatilhas diferentes e costuras bem parecidas!

Podem existir outras formas de colocar zíper, mas esse é o  jeito que eu normalmente uso nas minhas costuras. Com a prática, a gente sempre acaba descobrindo um jeitinho próprio de fazer as nossas costuras!

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Thaís


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...