quarta-feira, 6 de maio de 2015

Eu não sei costurar: 5 dicas do que fazer quando tudo dá errado na sua costura

5 dicas do que fazer quando tudo dá errado na sua costura

Há dias que, por mais bem-disposta e animada que eu esteja para costurar, tudo dá errado! A agulha da máquina quebra, o molde fica torto, o zíper é costurado no lugar errado, o vestido é costurado do lado avesso.

Pequenos problemas na hora de costurar podem acontecer, mas o jeito com que lidamos com eles é que faz toda a diferença.

Pensando nos pequenos problemas que eu tenho no meu dia a dia, na hora de costurar, eu resolvi fazer este post para mostrar pequenas soluções para aqueles dias em que tudo parece estar contra você!

Sempre planeje a sua costura.


Isso pode parecer estranho, mas planejar a costura é muito importante para que tudo funcione conforme o planejado. Quando eu digo planejar a costura, eu falo em escrever todos os passos para que o tecido se transforme em uma peça pronta. Por exemplo, ao costurar um vestido, quais são os passos para ele ficar pronto? Riscar o molde, comprar o tecido, decidir se ele será estampado? Qual a melhor forma de cortá-lo com este tipo de estampa? Preparar o tecido, riscá-lo, cortá-lo. Qual tipo de acabamento será feito? Qual tipo de fecho será usado? Zíper, ou algum outro? E assim por diante.

Isso pode parecer exagero, mas depois que eu passei a planejar as minhas costuras, o número de surpresas e probleminhas na hora de costurar diminuiu consideravelmente.

Planeje o seu tempo de costura e considere um tempo extra, caso algo dê errado.


Uma vez eu recebi uma encomenda enorme de sacolinhas em tecido de algodão cru. Foram mais de 200 bolsas e eu achei que conseguiria costurá-las no prazo de 1 mês. Eu pensei que 1 mês seria tempo suficiente para costurar todas as bolsinhas, mas o que eu não levei em conta é que eu costuraria tudo sozinha! Cortaria mais de 50 metros de tecido, faria acabamentos, cortaria metros e mais metros de cordões para alça, tudo com apenas duas mãos! O resultado foi um mês extremamente exaustivo, onde eu só costurei bolsinhas e mais nada. Por isso, se você vai costurar um vestido para uma festa, por exemplo, dê uma margem de tempo para erros, para compromissos e também para seu descanso e lazer.

Tenha sempre em casa um pequeno estoque do material básico para a sua costura.


Em um outro episódio, eu tinha uma encomenda para ser entregue no domingo, ao meio-dia. Eu acordei às seis da manhã para os últimos detalhes e a agulha da minha máquina quebrou. Ao procurar na minha latinha de costura, eu me dei conta que eu não tinha mais nenhuma agulha! Nervosa e sem agulha, eu comecei a procurar por uma nova agulha de máquina por todo lado! Eu fui à barraquinha de costura na feira, à seção de tranqueiras na padaria e, por sorte, eu encontrei a agulha no mercadinho perto da minha casa, custando cinco vezes mais! Depois disso, eu passei a sempre procurar ter um pequeno estoque de agulhas para máquina em casa. Assim como óleo de máquina, alfinetes, agulhas comuns, tubos de linhas nas cores básicas e giz de costura.

Saiba a hora de parar de costurar e fazer uma pausa.


Quando eu tenho um projeto, seja ele uma costura nova ou uma ideia para um post, eu fico muito empolgada e louca para ver o resultado final! Mas algo que eu aprendi costurando é saber o momento de parar. Há dias que a costura flui! Tudo funciona e dá certo. Mas há dias que tudo parece dar errado. Nesses dias, saiba a hora de parar. Costurar quando tudo está dando errado só deixará você mais nervosa e a costura mais difícil! Por isso, pare, respire, faça outra coisa e depois volte para a sua costura!

Divirta-se com o que você está fazendo, sempre!


Se toda vez após costurar você deixa a sua máquina frustrada e aborrecida, pense no que está errado. Você está tendo problemas na hora de fazer o molde? A sua máquina vive enrolando a linha? O tecido está sempre repuxando? Descubra qual a fonte do problema, e assim tente resolvê-lo. Desta forma, você poderá se divertir ao costurar! E para mim, isso é o mais importante!

Eu sempre sigo estas dicas na hora da costura e elas sempre funcionam para mim.

Alguém tem mais alguma dica para a hora da costura?

Até a próxima,

Thaís

Um comentário:

  1. Exelentes dicas ,
    são muito obvias ,mas a maioria das vezes a gente esquece
    ainda mais qdo estamos com encomendas atrasadas.

    Bjoss

    Mônica

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...