quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Eu não sei costurar: como fazer o molde de uma saia godê

Dicas e truque de costura para iniciantes

O primeiro Eu não sei costurar de 2015!

Para reinaugurarmos a seção de posts mais visitada do blog, eu escolhi o molde base de saia godê!

Em dezembro do ano passado, eu fui convidada para ir a uma colação de grau e decidi fazer um vestido! Eu fui à loja, comprei o tecido, mas eu não sabia ao certo que modelo fazer. Então, na hora de decidir o molde, comecei a folhear meu livro de costura da Singer e vi o desenho de uma saia godê. Eu a achei tão bonita e elegante que eu decidi fazer um vestido com este tipo de saia!

Eu vou ser sincera com vocês, eu sempre achei que o molde para saia godê fosse algo muito difícil de ser feito. Mas para a minha surpresa, ele não é! Foi um dos moldes mais fáceis que eu já fiz!

Então? Vamos ao molde?

Material:

Tecido com no mínimo 1,40 m de largura por 1,40 m de comprimento;
Régua;
Barbante;
Giz de costura;
Tesoura,
Fita métrica.

Obs: Este molde é tão simples de ser feito que ele pode ser marcado no próprio tecido!


Medidas:

Largura da cintura dividido por 6;
Comprimento da saia;
5 cm de bainha (medida padrão para este tipo de molde).



Como fazer:


Tire as medidas (já falamos sobre isso aqui) da sua cintura e do comprimento da saia com a fita métrica.

Divida o valor da sua cintura por 6. Por exemplo, a medida total da minha cintura é de 70 cm; 70 divido por 6 é igual a 11,6. Para ficar mais fácil na hora de riscar o molde, eu arredondo para 11,5 cm.

Agora nós dobraremos o tecido ao meio e depois dobraremos ao meio novamente, sempre com o lado direito para dentro da dobra. Para ter certeza que tudo está dobrado no lugar certo, basta contar se tem quatro camadas de tecido depois que tudo estiver dobrado!

Agora é a hora de riscar o tecido! Na ponta superior, com o auxílio de uma régua, marque o valor da medida da cintura dividido por seis. A partir da linha da cintura, meça o comprimento da saia e marque esta medida. Agora marque 5 cm de bainha depois da linha final do comprimento da saia!

Com todas as linhas marcadas, está na hora de riscar as linhas curvas do molde (representado pelas linhas pontilhadas no desenho). Como eu não tenho um compasso tamanho família, rs, eu improvisei um para poder riscar direitinho o meu molde. Para fazer o seu compasso improvisado, basta amarrar um barbante ao seu giz de costura, fixar a ponta do barbante com um dos dedos na parte superior do tecido dobrado e, sem soltá-la, segurar o giz com a outra mão e traçar a curvatura nas marações feitas com a régua, mantendo sempre o barbante esticado.

Agora é só cortar a linha da cintura e a linha da bainha!

Pronto!

Molde cortado e tecido pronto para virar uma linda saia!

Espero que vocês tenham gostado do Eu não sei costurar de hoje!

Até a próxima,

Thaís Melo

Ps: Quer fazer o Download do Eu não sei costurar de hoje?!  Basta clicar no link logo abaixo do post!

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...