quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Especial de Carnaval: Vamos costurar nesse final de semana? Mini-necessaire

Mini-necessaire.
Não há nada melhor do que ter um projeto de costura, não é verdade?  Ainda mais se esse projeto for super fácil de fazer!

Com este pensamento na cabeça, nós iremos inaugurar mais uma tag aqui no Landscape: Vamos costurar nesse final de semana?

A ideia é mostrar projetos fáceis de costura, de forma que até mesmo quem não tenha muita segurança em costurar comece a ficar mais à vontade com as linhas e as agulhas.  

Quando eu comecei a costurar, eu só costurava bainhas. A minha primeira professora de costura foi a minha avó e ela me dizia que o melhor jeito de “perder o medo da máquina” era fazendo bainhas, rs!  Foi ótimo porque eu realmente perdi o medo da máquina e me ajudou muito na hora de fazer costuras em linha reta.  Mas confesso que eu sentia falta no final do dia de ter uma bolsinha, por exemplo, para dizer: fui eu que fiz.  

Por isso, acho bem legal e importante treinarmos a nossa costura com projetos fáceis e ao mesmo tempo legais de fazer!  

Para inaugurar essa tag, eu montei um tutorial de uma mini-necessaire. Ela ficou super simpática e ainda nos ajuda a perder o medo não apenas da costura, mas a perder o medo do tão temido zíper, rs!  

Então, sem mais conversas, vamos ao tutorial!

Nós precisaremos de:
Primeiro nós colocaremos em cada ponta do zíper um pedacinho de retalho como na foto.  Eu esqueci de medir o quanto de retalho eu utilizei, mas acredito que seria mais ou menos 10 cm x 4 cm.  Para o retalho no zíper, basta dobrar o tecido ao meio (5 cm) e costurar.



Agora nós montaremos um sanduíche de tecido, rs!  Primeiro colocamos o tecido do forro com a frente do tecido virado para cima, e em seguida colocamos o zíper fechado e também virado para cima.

Agora colocamos o tecido que irá ficar na parte de fora em cima do zíper, mas virado pelo lado avesso.  Prendemos tudo com alfinetes e costuramos.
A linha pontilhada marca o local da costura.
Se por acaso você tem dúvida de como costurar com zíper, nós já falamos sobre isso aqui.

Com a costura pronta, nós faremos o mesmo processo do outro lado do zíper: tecido do forro virado para cima, zíper virado para cima e por fim(,) o tecido que irá ficar do lado de fora virado do lado avesso.
Para deixar um acabamento mais bonito, depois do zíper costurado, basta passarmos uma costura próxima ao zíper.
Depois dos dois lados costurados, a mini-necessaire deve ficar parecida como a das fotos.
Agora iremos costurar as laterais.  Primeiro abra o zíper (isso é MUITO importante) para em seguida arrumar os tecidos como na foto: forro com forro e tecido da frente com o tecido da frente. Depois disso, nós prenderemos tudo com alfinetes.
A linha pontilhada marca o local da costura.
Para costurar, nós começaremos no lado forro e seguiremos o retângulo até o final.  Mas nós não iremos costurar todo o retângulo: uma das laterais do forro deve ficar aberta.  Corte os excessos da costura, se necessário.

Depois de tudo costurado, nós costuraremos as duas pontas da nossa necessaire para que ela possa ficar em pé!  Para isso, basta dobrarmos a ponta, medirmos 2 cm e passarmos a costura. Não se esqueça de fazer isso nas dua pontas do tecido.
A linha pontilhada marca o local da costura.

Agora desviraremos a necessaire através da parte não costurada do forro.
Para finalizar,  passaremos o zig-zag duas vezes na parte do forro que ficou aberta.
Zig-zag.
Pronto, sua mini necessaire está pronta!
Pronto!!

Detalhe do forro.
Então? Gostaram da ideia?

Até a próxima,
Thaís Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...