sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Invenções de final de semana: chaleira porta linhas e agulhas

Você tem uma chaleira em casa e ela está escondida lá no fundo do armário da sua cozinha?!  Que tal transformá-la em um porta-linhas de agulhas super original?!


Foi exatamente isto que aconteceu com uma chaleira de alumínio que estava escondida no fundo do armário da cozinha aqui em casa!  A chaleira era super antiga e não era mais usada.  Depois das arrumações de final de ano, ela acabou indo parar na caixa de objetos para serem levados para doação.

Um belo dia, quando eu passei pela caixa de objetos e olhei para a chaleira, eu pensei: nossa!  Ela daria um ótimo porta agulhas e linhas !  Na mesma hora, peguei a chaleira e comecei a transformá-la!

Como ela era toda de metal e bem antiga, achei que ela precisava de um pouco de cor!  A cor escolhida foi um belo vermelho, quase laranja!  Um tom bem colorido e alegre!  

Na hora de pintar, eu decidi usar tintas acrílicas, que era o que eu eu tinha em casa. O acrílico, no entanto, não é o tipo de tinta mais apropriado para pintar metal, mas o cheiro forte da tinta esmalte não combina com a minha alergia, e a tinta em spray para metal, apesar de dar um ótimo acabamento, faz muita sujeira. Por isso é que eu acabei por preferir o bom e velho pincel!

Para poder conseguir pintar o metal com tinta acrílica, primeiramente eu lixei levemente a chaleira, para o metal absorver bem a tinta, em seguida limpei bem a superfície e depois passei a primeira demão de tinta, aplicando o tubinho de tinta diretamente no metal.  O segredo é não dissolver a tinta.  Pintei a superfície inteira passando o pincel sempre na mesma direção e, ao terminar, esperei secar bem.  Eu passei 3 demãos de tinta, mas este número pode variar de acordo com o projeto. Por isso, passe quantas demãos forem necessárias.  Para dar um toque final especial, eu passei uma camada de verniz brilhoso em spray após a tinta estar bem seca.  Pronto!  Chaleira novinha em folha!

Obs:


Como eu iria usar a chaleira para fins decorativos,o uso da tinta acrílica foi uma ótima solução.  Porém, se você for pintar algum metal e este for ser exposto ao tempo ou à mudanças de temperatura, seria mais interessante usar uma tinta apropriada para metais!



Depois que a chaleira ficou colorida, chegou a hora de arrumar as linhas!  Coloquei todos os meus tubinhos de linhas na parte de dentro da chaleira e arrumei as agulhas no bico da chaleira!

Espero que tenham gostado da ideia!
Até a próxima,

Thaís Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...