quarta-feira, 18 de julho de 2012

Eu não sei costurar: 10 maneiras para você evitar acidentes na hora de costurar

10 maneiras para você evitar acidentes na hora de costurar


Quem me conhece pessoalmente sabe o quanto eu posso ser um pouquinho desajeitada, rs!  Aquele tipo de pessoa que encontra uma marca roxa na perna e não lembra onde bateu, ou corta o dedo e fica tentando lembrar como foi que aquele corte surgiu, rs!

Parte dessa minha característica é que as vezes eu fico tão envolvida com algo que acabo me acidentando sem querer.  Então imagine a preocupação de algumas pessoas e até mesmo a minha quando eu comecei a me aventurar com uma máquina de costura?

Meu maior medo era costurar o meu dedo junto com a costura!  Eu sei que as máquinas de costura, ainda mais as domésticas, são feitas para evitar esse tipo de acidente, mas como evitar machucados e lesões diante de nossa máquina de costura?

Pensando nisso, eu decidi escrever o post de hoje para falar um pouquinho sobre alguns cuidados que eu tomo na hora que eu vou costurar as minhas invenções!


Sempre costure em lugares bem iluminados.  

Para mim, isso é muito importante, não apenas para evitar pequenos acidentes, mas também para preservar a nossa visão.  Essa pequena atitude nos mantém longe de acidentes e também pode ajudar a deixar a nossa costura ainda mais bem acabada e bonita.



Sempre que for colocar a linha na agulha da sua máquina, desligue-a.

Quando colocamos a linha na máquina, nossa mão fica bastante vunerável a acidentes.  Ela acaba ficando bem pertinho da agulha e se por distração, nós pisarmos no pedal, podemos acabar nos machucando.  Por isso, ao colocar a linha na agulha, desligue a máquina!



A agulha da máquina quebrou.  Ao trocá-la, desligue a máquina.  

O motivo para essa regrinha é o mesmo do item 2.



Ferramentas e material sempre à mão!

Quando for costurar uma peça, nunca se esqueça de deixar tesoura, alfinetes e todo o material que você for usar sempre à mão.  Quando tudo fica bem vísivel e de fácil acesso, nós não precisamos ficar procurando nada.  Dessa forma, nós não nos distraímos e ficamos mais atentos ao que estamos costurando!



Nunca passe a agulha da máquina por cima dos alfinetes.

Muitas costureiras preferem prender as suas costuras com alfinetes ao invés de alinhavar a peça. Eu confesso que raramente alinhavo uma peça, mas nunca mais passei a agulha da minha máquina por cima dos alfinetes!  Isso porque, uma vez, a agulha da máquina quebrou ao entrar em contato com o alfinete e o pedacinho dessa agulha voou no meu rosto!  Ainda bem que não me machucou, mas nunca mais repeti esse erro.  Por isso, retire sempre os alfinetes antes de passar a costura!



Cuidado ao costurar tecidos muitos grossos, isso pode quebrar a agulha da sua máquina!

Como eu falei no item 5, temos que ter cuidado para evitar que a agulha da máquina quebre.  Por isso, ao costurar um tecido mais grosso ou uma costura com muitas camadas, vale a pena trocarmos a agulha da máquina por uma agulha mais grossa ( Os manuais sempre mostram uma tabelinha com a numeração das agulhas) e ainda, costurarmos mais devagar, observando como a máquina responde ao tecido.



Cuidado com as distrações à sua volta.

Quando eu falo sobre distrações, eu estou me referindo a qualquer coisa que nos distraia do que estamos fazendo.  Por isso, quando estiver costurando, costure.  Por exemplo, evite ver tv ao costurar; se alguém chegou perto de você para conversar, páre, desligue a máquina, converse e depois volte para a costura.  São pequenas atitudes que podem evitar que nós nos machuquemos ou ainda  erremos o que estivermos costurando.



Cuidado com crianças e bichinhos de estimação na hora da costura!

Eu não tenho filhos, mas tenho uma gatinha super curiosa que adora carretéis de linha. Por isso, quando eu percebo que ela está mais agitada e correndo de um lado para o outro, eu espero ela se acalmar ou a coloco em outro cômodo para poder costurar.



Se você errou a costura mais de 2 vezes, está na hora de fazer uma pausa.

Fazer pausas quando sentimos que a costura está dando muito trabalho é uma ótima maneira de evitar acidentes e também de conseguir terminar aquela parte que está dando tanto trabalho.  Por isso, errou uma vez e errou de novo?  Páre, desligue tudo e depois volte!  Você se sentirá bem melhor e aposto que aquele probleminha com a costura desaparecerá rapidinho!



Divirta-se com a sua máquina de costura!!

Para mim, o mais importante é sempre se divertir com o que estamos fazendo!   Então, com alguns cuidados, podemos inventar à vontade, sem nos colocarmos em risco ou aqueles que estão a nossa volta!


Boa costura e até a próxima,

Thaís Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...