segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Reformando molduras


Eu adoro um tutorial, PAP (Passo-A-Passo) ou DIY!!  O nome não importa; o que eu gosto mesmo é de olhar algo que eu goste e saber que posso fazer um para mim!!

E falando em tutoriais, há algumas semanas a minha mãe resolveu jogar fora algumas molduras que ela encontrou encostadas dentro do armário.  Quando eu as vi na pilha de “coisas para dar”, logo perguntei se eu podia ficar com elas! =)
Elas são de madeira com vidro e não têm nenhum tipo de verniz ou outro acabamento, ou seja, elas já estão prontas para serem pintadas!


Eu decidi usar duas “técnicas” diferentes, digamos assim. Uma eu simplesmente pintei com a cor da minha preferência e a outra eu tentei fazer uma espécie de pátina, para deixá-la com uma carinha de moldura mais antiga.
Para fazer essas molduras, eu precisei de:

1- Tintas (eu usei tinta acrílica número 321 Violeta Cobalto e tinta guache branca)

2- Verniz em spray (eu prefiro o verniz com acabamento brilhante)

3- Fita crepe

4- Jornal

5- Pincéis, toalha (para tirar o excesso de tinta do pincel) e uma escovinha de unha.




Antes de começar a pintar as molduras, certifique-se de que elas não tenham nenhum tipo de verniz ou tinta anterior. Caso tenham, basta passar uma lixa de madeira e limpar bem as peças.

Depois que as peças estiverem bem limpinhas, cubra com fita crepe as partes que você não que sujar de tinta. No meu caso, o vidro das molduras, que eu não consegui remover.



Agora passe a tinta de sua preferência. Como utilizei tinta acrílica, eu molhei o pincel em um pouco de água, passei o pincel na tinta, retirei o excesso de tinta do pincel com uma toalha (pode ser papel toalha também) e o passei sobre a moldura, sempre na mesma direção.

Com a tinta guache, eu fiz o mesmo procedimento.
Para a moldura de cor, eu esperei a tinta secar bem e repeti o processo 3 vezes até a cor ficar bem forte.

Já na outra moldura, eu resolvi fazer uma espécie de pátina. Então, depois de passar a tinta na moldura, eu passei delicadamente a escovinha sobre a tinta, sempre na mesma direção.  O efeito é de uma pintura meio antiga! Eu repeti o processo 2 vezes.

Depois de tudo bem seco (eu deixei as duas peças secarem de um dia para o outro), passei o verniz em spray duas vezes (sempre esperando secar bem antes de aplicar uma segunda camada) e pronto!

Molduras prontas!

Detalhe da moldura: tinta guache + escovinha+ verniz

Detalhe do acabamento: tinta acrílica
Todos aqui em casa adoraram o resultado! Tanto que a minha mãe perguntou se eu poderia pintar algumas molduras para ela :) !

Agora só falta eu decidir em qual parede do meu quarto elas irão ficar =)!

Espero que tenham gostado!
Até próxima,

Thaís Melo

Ps: existe para vender uma gama enorme de produtos destinados especificamente para a técnica de pátina em móveis, assim como uma técnica específica para isso. Nesse tutorial eu não estou ensinando a técnica de pátina em móveis que envolve outros detalhes, mas mostro uma alternativa de criar o efeito de pintura antiga com os materiais que, supostamente, já temos em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...