segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Eu não sei costurar: como aumentar o comprimento do molde base de blusa?

Quando eu aprendi a fazer o molde base de blusa, a primeira coisa que eu perguntei para a minha professora foi: como eu faço para aumentar o comprimento da blusa?

Eu, particularmente, não gosto de blusas mais curtas e como o modelo base termina na região da cintura, outras pessoas podem considerá-la bem curtinha também.

Aumentar o molde no comprimento é bem simples, mas tem um pequeno truque: a gente precisa recorrer ao molde base de vestido para fazer esse aumento direitinho.

Isso acontece porque em alguns casos (como o meu) o tamanho de blusa que mais nos agrada fica na região do quadril, ou seja, temos que usar as medidas de quadril para que a blusa fique certinha, sem nenhum defeito.

Pode parecer difícil, mas é bem simples ;)

Depois que terminamos de desenhar todo o molde, acrescentamos a medida de ¼ do quadril na linha da cintura, como no molde base de vestido.

Feito isso, adicionamos 18 cm ao comprimento do molde e fechamos esse novo retângulo.
Não esqueça de acrescentar a medida de 1/4 do quadril.

Por que 18 cm?  Porque é a medida padrão para a altura do quadril; nós já falamos um pouquinho dela aqui. E como a blusa vai ficar nessa região, temos que levá-la em consideração.
Observe a pence*. 

Com a régua de quadril, iremos moldar o desenho.  

Agora é só medir o comprimento que você deseja e colocar esse valor no molde.  Nas minhas blusas esse valor fica em torno de 15 cms a mais do que o modelo base de blusa, mas isso pode variar de pessoa para pessoa!

Pronto!  E não se esqueça de repetir todo o processo no molde referente às costas da blusa.

Então é isso!

Até a próxima,
Thaís Melo.

* Quer saber mais sobre o ajuste da pence em moldes modificados? Basta lembrar de como fazemos pences no modelo base de saia.

Obs: o tutorial foi feito em escala menor do que o tamanho original, mas isso não interfere em nada a confecção do molde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...