terça-feira, 20 de setembro de 2011

Eu não sei costurar - falando um pouco sobre golas

corte e costura


Como prometido aqui, vamos falar um pouquinho sobre golas!

Gola laço na camisa com manga japonesa.

Para fazer esse tipo de gola laço, eu usei o estilo “gola de padre”.  Ela fica bem ajustada ao pescoço e levemente altinha.  Mas sinceramente, acho que o procedimento padrão deve ser praticamente o mesmo para qualquer tipo de gola.

Quais medidas eu vou precisar para fazer uma gola?

A única medida que vamos precisar é a medida do contorno do pescoço.  A minha medida foi de 35 cm.  Para medir o pescoço, basta colocar a fita métrica em volta dele e ver o valor da medida total.
Importante: não se esqueça de ajustar a fita métrica a uma medida confortável para você, ok?

E agora?

Com o valor da medida nas mãos, vamos ao molde!  

Primeiro dividimos o valor da medida do pescoço por dois (essa medida pode ser feita na própria fita métrica). Por exemplo: como a minha medida total é de 35 cm, a metade fica em 17,5 cm.
Molde de gola diretamente do meu caderno, rs.



Desenhamos um retângulo com o valor da metade do retângulo na largura e o tamanho da gola que você quer na altura.

Depois do retângulo pronto, vamos medir 3 cm da lateral da gola e medir 1 cm do final do retângulo na parte superior.  Essas medidas serão as mesmas independente da altura e da largura da gola.  

Como cortar minha gola no tecido?

Ao cortar a gola, o tecido deve estar dobrado e não devemos esquecer dos 2 cm para as costuras, tampouco que o molde representa apenas a metade da gola.

Como faço para costurar?

Ao costurar a camisa, iremos prender a gola a partir do meio (das costas)e em seguida todo o restante.
Começamos primeiro pelo avesso da camisa e em seguida dobramos toda a gola e fazemos o arremate pela parte da frente.

Pequenos detalhes...
Eu fiz essa gola para uma blusa com botão em uma abertura na parte de trás que começa na gola.  Por isso,  pequenos detalhes, tais como: botões, zípers, etc, têm que ser pensados antes mesmo de cortar o tecido, ou seja, na hora do molde.
Então é isso!

Até a próxima,
Thaís Melo.

Para saber mais:








2 comentários:

  1. Tentando entender como fazer essa montagem no tecido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda! Como você está?

      Você ainda está com alguma dúvida? Se estiver, não deixe de me perguntar para eu poder ajudá-la :)

      Um ótimo final de semana para você!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...