quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Eu não sei costurar: colete.

Riscando a parte da frente do colete no tecido.

Eu adoro coletes!

Para mim eles dão uma “graça” a mais a qualquer produção mais simples.  E é por isso que ele foi o molde escolhido de hoje!

Antes de pegarmos nossos papéis e partirmos para o molde, temos que observar as novas medidas para este modelo.  Diferente dos moldes que vimos até agora, o molde de colete tem, digamos assim, uma relação própria com as medidas; por isso, não podemos nos esquecer desse pequeno detalhe que será fundamental!

Então, vamos às medidas!

Para o molde de colete, vamos precisar das seguintes medidas: medida do busto, medida da cintura, medida do ombro e altura da cava.

Dessa vez, ao invés de pegarmos a medida do busto e cintura e dividirmos por 4, como acontece com os moldes base de blusa que nós vimos até agora, nós iremos somar 6 cm às medidas de busto e cintura, e somente depois disso é que iremos dividir por 4.

Parece confuso, mas não é.  Por exemplo: eu tenho 78 de busto. Para transformar essa medida na medida para o molde de colete, eu somo 6cm a 78cm e divido esse resultado por 4.  Ou seja,

Busto= 78 + 6 = 84 / 4 = 21 cm (Minha nova medida de busto para o molde de colete)

Agora é só repetir o mesmo processo com a medida de cintura.  No meu caso, a minha medida de cintura ficaria assim:

Cintura= 69 + 6 = 75 / 4 = 19 cm (Minha nova medida de cintura para o molde de colete)

E como já vimos aqui, as medidas referentes ao ombro e a altura da cava, são feitas a partir de uma tabela (ombro) e a outra a partir de uma regrinha (1/4 do busto - a metade da descida do ombro).  Então agora, é só fazer a mesma coisa utilizando a nova medida de busto.  No meu caso, a minha medida de ombro ficou em 12 cm e o valor da descida de ombro ficou em 3,5 (para saber essas medidas é só olhar na tabelinha; falamos dela aqui).A altura da cava ficou em 19,5cm, pois 21 - 1,5 = 19,5 (metade da descida do ombro, neste caso, metade do valor inteiro, 3).

Pronto! Novas medidas tiradas, agora vamos ao molde!

Desta vez, vamos deixar 7 cm de margem no papel (diferente do molde de blusa que deixamos apenas 2 cm).  E traçamos o molde base de blusa normalmente.
Não sabe como?  Já falamos dele aqui e aqui.
A parte traçada em vermelho, corresponde a diferença entre este molde e o modelo base de blusa.



Na pence que fica no final do molde, traçamos outra pence de 12 cm para baixo do molde.

Agora basta ligarmos o final do decote até a ponta da linha da cintura (até o início da margem).

Fazemos uma linha reta desse último ponto na linha da cintura até o final da linha da pence.  Ao fazer esta marcação, não podemos esquecer de marcar um ponto com 2 cm para fora do molde e riscar essa reta até este ponto.

E para finalizar a frente do molde de colete, ligamos este ponto fora do molde até a linha que determina a cintura.
Observe a marcação em vermelho.



Ufa!  Terminamos a parte da frente do molde.  Agora vamos ao molde que corresponde às costas!

A única diferença entre o molde base de blusa e o molde de colete está na pence da cintura.

Observem:
A parte traçada em vermelho, corresponde a diferença entre este molde e  o modelo base de blusa.

Basta fazer o molde base de blusa normalmente
(já falamos dele aqui) e ao terminá-lo,  
descer 7 cm da pence que fica na linha da cintura. Não podemos nos esquecer do ponto de 2 cm que fica na parte de fora do molde.
O molde já traçado no tecido.



Pronto! Aí está o nosso molde de colete!

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só perguntar ;)!

Até a próxima,
Thaís Melo
Obs: o tutorial foi feito em escala menor do que o tamanho original, mas isso não interfere em nada a confecção do molde


3 comentários:

  1. adorei o blog ,to aprendendo a costurar mas tenho muitas dúvidas ajudou bastante com as postagem espero que continue.um abraço.deisi
    e_mail de_izinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. thais é impressao minha ou essa 2 pence de 12 cm é grande demais?
    e para q serve essa pequena linha q ficou para fora (a q passa pelos 2 cm q tbm esta do lado de fora)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariany! Tudo bem?!

      Quando eu fiz curso de corte e costura, os moldes que eu aprendi foram moldes bases, ou seja, mesmo que cada molde seja exclusivo, por utilizar as medidas específicas de cada pessoa, algumas medidas são regrinhas que devem ser seguidas. A segunda pence de 12 cm corresponde a uma dessas regrinhas. Para esse molde de colete ficar certinho é preciso usar essa medida mesmo.

      Eu não consegui entender a sua segunda pergunta. Se você puder me explicar melhor a sua dúvida, talvez eu consiga respondê-la.

      Espero ter ajudado!

      Bjs!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...