sexta-feira, 24 de junho de 2011

Como fazer um fuxico?

Minha coleção de fuxicos, rsrs.

Quem nunca ouviu falar de fuxicos?!

Confesso que antes de eu começar a bordar e a conhecer melhor todo esse unirverso craft, eu não tinha idéia do que era fuxico. Mas logo que eu o conheci, não pude deixar de cair de amores por essa técnica tão interessante.

Fuxicos são essas "rodelinhas" de tecido costuradas, que existem em diversos tamanhos e servem para mil e uma utilidades

Eu já vi  fuxicos em bolsas, colares, bonecas, chaveiros e até no lugar de botões e confesso que gosto muito deles.  Acho que é uma maneira simples mas muito criativa de dar uma alegria a mais a qualquer peça.

Eu aprendi a fazer fuxico assim que eu comecei a aprender a bordar.  Na época eu não tinha muita habilidade com a agulha, então eu demorei um pouquinho para "pegar o jeito", mas depois que a gente entende, fica muito mais fácil.

Como essa semana eu recebi uma encomenda de joaninhas de fuxico, eu pensei em fazer um tutorial para quem não sabe fazer fuxico conseguir fazer o seu!

Acho que pode existir mais de uma maneira de fazer um fuxico.  Eu vou colocar no tutorial a forma como eu que eu aprendi e que uso até hoje, mas isso não impede que tenham outras maneiras de fazer e que cada  um crie o seu próprio "jeitinho" de fuxicar!  

Então, vamos ao tutorial?


Você só vai precisar de linha, agulha e de qualquer tecido de sua preferência. 

A linha que eu uso é uma linha própria para fuxico, por ela ser bem forte.  
Mas se você não a tiver, aquela linha n°10, usada para soltar pipa, serve. Em verdade, você pode usar até mesmo uma linha comum de costura, mas comigo esse tipo de linha costuma arrebentar muito facilmente.

Rodelinha de tecido cortada, colocamos uma linha dupla na agulha e em seguida fazemos uma pequena dobra no tecido. Somente a pontinha! Após dobrá-lo, passe a linha.




Agora nós vamos chuliar toda a volta do tecido, sempre dobrando a pontinha.
Dobrar levemente a ponta do tecido irá deixar um acabamento bonito e bem feito depois do fuxico pronto.



Depois de tudo chuliado, seu tecido deve ficar bem parecido com o da foto.  Agora é a hora de puxar a linha e formar o fuxico!


Com a ajuda do polegar ajeite todo o fuxico para que nenhuma dobrinha fique fora do lugar.  
E em seguida, puxe a linha!



Depois de ter puxado a linha, seu fuxico deve estar parecido com este da foto.  Reparem que ele tem um furinho no meio e tirando a linha que você puxou, não aparece mais nenhum pedacinho de linha.


O arremate será feito todo na parte de trás do fuxico. 




Passe a agulha pelo furinho no meio do fuxico e faça um nozinho.


E ai está!!!
Fuxico prontinho para ser muito bem usado!

Então, gostaram?!

Aproveitem o feriado prolongado para fuxicar bastante!

Até a próxima,

Thaís Melo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...