segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como fazer uma rosa em bordado rococó


Este post deveria ter ido ao ar ontem, mas como foi aniversário da minha mãe, acabei deixando ele para hoje.  Para quem não viu o último post, nele eu comecei um tutorial de capinhas para saquinho de chá, pensando em um café da manhã especial para o Dia das Mães. Para o post não ficar muito longo, deixei para outro post o tutorial da rosinha em Rococó.  

Ela parece difícil de ser feita, mas é super simples e o resultado é bonito e super delicado!

Para fazer essa rosinha, você precisará de linha de seda (eu só consigo fazê-la com esse tipo de linha, que você encontra em qualquer armarinho), uma agulha de costura (eu prefiro as mais longas e fininhas) e o paninho no qual será feito o bordado!  

Tutorial rosa em Rococó


Faça um nó no final da linha e passe-a pelo tecido.


Passe a agulha atrás do ponto onde a linha foi fixada no tecido.


Agora é a hora de enrolar a linha na agulha, sem tirar a agulha do tecido.  O importante aqui é o número de voltas e não apertar a linha, para ela não embolar.  Para a rosa, esse primeiro ponto deve ter 15 voltas.  Repare que a linha passa por trás da agulha para poder ser enrolada.   



Depois das 15 voltas, segure a linha para ela não escapar, passe a agulha pelo mesmo lugar de onde saiu a linha e puxe.  Puxe a linha devagar e arrume a linha enrolada se for necessário. Aí está o seu ponto em Rococó!


Para fazer a rosa, você repetirá o mesmo processo ao lado desse primeiro ponto, mas em vez de 15 voltas, desta vez serão somente 10 voltas.



Depois de ter feito mais um ponto com as 10 voltas de um lado, agora basta fazer o mesmo do outro lado. Para finalizar a rosinha, passe a agulha com a linha de um lado ao lado dos pontos que você já fez.  Dessa vez, você fará um ponto com 20 voltas. É só repetir o mesmo processo  que fizemos acima.



Depois de ter feito esse ponto com 20 voltas,  passe a linha bem ao meio do último ponto e arremate pelo verso.


Depois da primeira rosa, eu desenhei com lápis o lugar onde eu queria que ficasse o botão e as folhas.  O botão é feito da mesma forma que a rosa, mas sem o último ponto com 20 voltas. As folhas são feitas com apenas dois pontos, nos quais eu vario o número de voltas para ficarem de tamanhos diferentes. Para fazer os caules, eu utilizei a mesma linha e utilizei o ponto atrás.  O arremate é todo feito na parte de trás.

A primeira vez que eu fiz esse tipo de bordado eu treinei em um pano à parte antes de começar, mas rapidinho a gente pega o jeitinho e percebe que ele é bem simples de fazer ;)

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida  podem perguntar!

Bom início de semana e até a próxima!

Thaís Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...