quarta-feira, 4 de maio de 2011

Como fazer um anel de arame



Hoje eu fui arrumar a minha caixinha de ferramentas (é, eu tenho uma caixa de ferramentas, rs) e acabei achando um enrolado de arame.  Um arame bem fino e prateado, desses que a gente acha em lojas para artesanato.  Sinceramente, eu nem lembro quando foi que eu comprei esse arame, então como já havia algum tempo que eu já estava querendo um anel de lacinho, resolvi tentar fazer um para mim ;D

Fiquei tão feliz com o meu lacinho e gostei tanto do resultado que resolvi fazer um tutorial!

Para fazer o anel eu só precisei de arame (eu usei um bem fininho), alicate, um lápis e tesoura.  Não foi difícil de fazê-lo, fica bem delicado e o custo compensa!  

Tutorial Anel em forma de Laço


Corte 30 cm de arame (reparem que meu dedo é muito fino, então se você quiser aumentar um pouco o tamanho do arame, não tem problema), escolha o dedo em que você prefere usar o anel e passe o arame por ele, dividindo igualmente os lados do arame. O objetivo desta parte é moldar a circunferência do anel.


Agora, passe as pontas para cima, envolvendo o seu dedo.  Virando a palma da sua mão, você deve ver duas voltas de arame.  Em seguida, repita a operação.



Ao fazer todo o processo duas vezes, a circunferência do seu anel estará pronta.  Repare que ele terá duas voltas e o laço será feito com todo o restante de arame que sobrou.  Se o seu anel não estiver "perfeito", não se preocupe, basta ajeitar o arame aos poucos e com cuidado.



Com o auxílio de um lápis, dobre uma das "pernas" do anel.  Pegue o lápis, coloque-o na parte de baixo de uma das "pernas" do anel (eu comecei pela perna esquerda) e dobre o arame suavemente.  Eu utilizei um lápis, pois fica mais fácil para curvar o arame.  Mas se você quiser, pode usar o dedo, ou qualquer outro instrumento que tiver que sirva de apoio para fazer essa curvinha. Está pronto o primeiro lado do laço!



Agora é só fazer o mesmo com a outra "perna" do anel.  Reparem que dessa vez eu fiz a dobrinha com o lápis por cima do arame, e não por baixo.  Se ficar tortinho, não tem problema, é só arrumar o arame devagar para não  marcá-lo.  Imagine que você está fazendo um laço em uma fita, o mecanismo é praticamente o mesmo.


Depois dos dois lados do laço moldados,  pegue a "perna" do arame que está por cima e dê uma volta pelo meio das duas partes já moldadas do laço, passando por dentro da circunferência.  Para ficar mais fácil, você pode cortar um pouco as pontas da "perna" do arame.


Faça o mesmo com a outra "perna".  Depois disso, use o alicate para deixar o meio do laço bem firme e preso (é só apertar o centro do laço um pouquinho).  Eu dei uma volta com cada "perna", para ficar bem delicado.  Agora é só cortar o excesso de arame e ajeitar as pontinhas como se fossem pontas de uma fita!


Aqui está o anel pronto!  Se você tiver alguma dúvida é só lembrar de como se faz um laço com fita, pois o processo é bem parecido.  Se o seu primeiro anel de laço não der certo, não desanime! O anel da foto do início do post  foi a minha segunda tentativa, e antes de fazer o anel usado no tutorial, eu tive que fazer mais um antes.


Aqui estão os dois anéis!  Podem reparar que um está mais "gordinho" que o outro.  Isso é porque no anel da esquerda eu usei o lápis para auxiliar na hora de dobrar o laço, e no da direita eu fiz o laço com o auxílio do dedo.  Essa é uma forma de diferenciar no tamanho do laço.

Espero que tenham gostado tanto quanto eu deste simples, mas muito simpático anel!  Estou pensando em fazer uma versão dourada, deve ficar muito delicado também!  Qualquer dúvida ou sugestão é só mandar aqui para o Landscape!

Até a próxima,

Thaís Melo

2 comentários:

  1. Você é o máximo!!
    Amei!!!
    Adoro gente criativa, obrigada por compartilhar as suas ideias com a rede.
    :))

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Dandara! Muito obrigada!
    Eu que agradeço a sua visita e fico feliz que você tenha gostado do blog!
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...