quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dicas e truques na hora de trabalhar com biscuit.



Esta não é a primeira vez que falo sobre Cerâmica Fria aqui no blog (e também não será última:) ). Eu adoro trabalhar com ela, e por isso achei interessante falar um pouco dos meus "improvisados instrumentos de trabalho".  Acho muito legal, ao se trabalhar com Cerâmica Fria, procurar dar texturas diferentes a cada peça, para que elas fiquem mais interessantes e para terem um acabamento mais bonito e bem-feito.  Os tipos de texturas variam de acordo com cada uma, então falarei aqui um pouquinho daquilo que mais uso.

Na verdade, eu uso de tudo um pouco para dar texturas: palitos, alfinetes, lixa de unha, estilete (ele não serve apenas para cortar a massa) e qualquer outro objeto que tenha um relevo que você possa usar para "carimbar" a massa e dar uma textura interessante.  Então, pronta para colocar a mão na massa?!

O alfinete
Eu uso o alfinete, desses usados para costura, para fazer pequenos furinhos, risquinhos, cavidades com a parte da bolinha colorida, e ele é ótimo também para desenhar figuras na massa.

O palito
O palito (o de dente), faz as mesmas coisas do alfinete, mas por ser maior, a textura não fica tão delicada.  Então depende muito do efeito que eu quero dar à peça!  Eu gosto desse palito também para fazer furos na massa de maneira bem precisa. A superfície lisinha do palito deixa um acabamento bem legal.

A lixa de unha
A lixa de unha é ótima para uma textura de "casca de laranja" nas peças.  Para fazer frutas cítricas é uma ótima dica!

O estilete
O estilete é o meu melhor amigo!  Com ele eu não apenas corto, mas também faço marcações retas, uso a parte áspera dele para imitar textura de biscoito (tipo wafer) e como o cabo dele é  cilíndrico, é ótimo para dar curvatura em algumas peças e até mesmo abrir a massa.

Esses são alguns exemplos do que uso para mexer com Cerâmica Fria.  Mas para mim, o mais importante é cada um descobrir usos diferentes de objetos do cotidiano para deixar as  peças em Cerâmica Fria com uma carinha mais legal!  Por isso, com um pouco de criatividade, dá para improvisar e se divertir bastante na hora de mexer com essa massinha!  E você, tem alguma sugestão?

Espero que tenham gostado!  

Até a próxima,

Thaís Melo

ps1: existe no mercado muitas ferramentas para quem trabalha com Cerâmica Fria, mas eu confesso que eu nunca usei nenhuma delas.

ps2: se você quer conhecer mais sobre Cerâmica Fria e até mesmo Cerâmica Plástica, pela internet você pode encontrar bons vídeos com tutoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...