domingo, 24 de abril de 2011

Eu não sei costurar - como tirar medidas

Corte e Costura


Primeiro dia de aula de Corte e Costura.  A primeira lição é: como tirar as suas medidas!

Como já falamos aqui no Landscape, eu faço corte e costura básico e confesso que fiquei surpresa com a simplicidade dessa tarefa que pode parecer tão complexa.

Eu usarei parte do material do curso, ou melhor, partes do meu caderno do curso como base para fazer alguns dos posts sobre costura =D.

Antes de mais nada, existem vários métodos e técnicas diferentes para aprender a costurar e eu estou longe de pretender que a minha maneira de fazer as coisas seja a melhor. O objetivo do Landscape é apenas o de mostrar o que funciona para mim com base nas minhas tentativas e experiências, na teoria e na prática.

Afinal de contas, eu só tenho um mês de aula e meu objetivo com esses posts, é aprender também com quem passar por aqui! Por isso, dicas e sugestões serão sempre bem-vindas!

Sem mais conversas, vamos ao que interessa!  

Quero apresentar a vocês o meu caderno!
Espero que fique bem nítido e dê para entender direitinho ;)


Eu ia colocar aqui também as minhas anotações do próprio caderno, mas como alguém pode não entender a minha letra, vou digitar os 7 passos para tirarmos as nossas próprias medidas e as de quem mais você quiser.  

Dica: não deixe a fita métrica super apertada. Deixe sempre uma "folguinha" de um dedo mais ou menos ao tirar as medidas.

Os 7 passos para tirar as medidas:

1) Com a fita métrica, colocamos a ponta no ombro e passamos a fita por cima do busto até a cintura (até a altura do umbigo).  Chamamos essa medida de Comprimento da Blusa.

2) Colocamos uma das pontas da fita métrica na altura da cintura (em cima do umbigo) e a outra ponta será colocada no local aonde ficará a bainha. Essa marcação é totalmente livre e pode ficar praticamente em qualquer lugar que quisermos (desde que fique abaixo da cintura), dependendo do comprimento preferido. Chamamos essa medida de Comprimento da Saia.

3) Medidas de Contorno: Passe a fita em volta do busto, cintura (a fita métrica fica bem em cima do umbigo) e quadril (a parte mais alta do bumbum).

4) Comprimento do braço: pegue a fita métrica e a coloque no ponto 4a (observe a figura). Dobre o braço e passe a fita pelo cotovelo até o ossinho do pulso. É importante tirar a medida com o braço dobrado, pois caso contrário, a medida não ficará certa.

5) Largura de Manga: passe a fita métrica em volta do braço (a letra c na figura)(.)

6) Punho: passe a fita em volta do pulso.

7) Largura de Costas: passe a fita métrica entre as duas extremidades dos ombros (a letra d na figura).

Pronto!  Você acabou de tirar todas as sua medidas!
Cada passo corresponde ao seu número na figura e com certeza, na prática, tirar as suas medidas é muito mais fácil do que parece.  

Então por hoje é isso!  No próximo post sobre costura irei falar um pouquinho das réguas que são utilizadas para a criação de moldes, sobre a tabela de medidas e algumas continhas mágicas que são necessárias para ficar tudo no lugar. Depois disso, já poderemos partir para os moldes básicos!  Eu até agora aprendi o molde base de blusa e pelo que já andei perguntando à minha professora, ainda tem muita coisa pela frente.

Até a próxima!
E bom início de semana!

Thaís Melo

Para saber mais:

6 comentários:

  1. gostaria de ver moldes de vestido de meninas em malha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neia! Tudo bem?

      Sugestões são sempre bem-vindas!

      Thaís.

      Excluir
  2. bem eu gostaria de te perguntar se da pra fazer alguma coisa sem máquina
    e eu também queria aprender a costurar des do zero,porque é tipo assim,eu não sei nem como dar um nó nalinha da agulha!rs.
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?

      Claro que é possível costurar sem ter uma máquina de costura! Porém, dependendo do tamanho e o tipo da peça a ser costurada, todo processo pode ficar mais demorado, mas não impossível! Como você está começando a costurar, você poderia começar a ver os posts da série "S.O.S Costura" que falam sobre o básico da costura para quem não sabe costurar e também, os posts da tag "Vamos costurar nesse final de semana", que são projetos para quem está começando a costurar e podem ser feitos à mão!

      Espero ter ajudado e qualquer dúvida, é só perguntar!

      Obrigada pela visita!

      Bjs!

      Excluir
  3. PARABÉNS!!!!aMEI TUDO QUE VC COLOCOU, AJUDOU, CLAREOU, ANIMEI PRA COSTURAR, ESTAVA PROCURANDO ALGO ASSIM , OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  4. olá, tenho curso de costura, mas com suas dicas estou me aventurando a cortar, ótimo seu metodo, fácil e acessivel... parabéns

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...